ien_cnen_mct_gov.jpg

Tutorial do WikiIEN

De WikiIEN
Edição feita às 16h33min de 4 de dezembro de 2015 por Silas (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

TUTORIAL

1 Layout da página

O MediaWiki dispoe do recurso de skins, que sao diferentes perfis que modificam a aparencia e o layout de página, como a a presença (ou ausencia), o posicionamento, as dimensões e as cores de elementos da página. A mudança de skin foi desativada no WikiIEN para manter uma aparencia e layout comuns para todos os usuários, e evitar que usuários menos experientes, ao usar o recurso, se vissem confusos com as mudanças. O skin utilizado é o skin padrão do MediaWiki, chamado Vector.

Serão indicados a seguir os principais elementos da página do wiki enquanto utilizando este skin.

Figura 1 - Página principal do WikiIEN

Conforme ilustrado na figura 1, na area 1 destacam-se: - o logotipo do site, - o link para “Main page” - o link para “Special pages”, que possui uma série de links para páginas muito úteis para administrar o wiki.

A area 2 trata de informações sobre o usuário, onde destacam-se: - o nome de usuário (caso já logado); - o link para “Preferences”; - o link para “Contributions”; - o link para “Log out” (ou “Log in/Create account” caso ainda não logado).

A area 3 trata de informações sobre o artigo atualmente visualizado, onde destacam-se: - a dupla de links “Page”/”Discussion”, onde na primeira visualiza-se um determinado artigo, e na segunda pode-se participar de discussões com outros usuários sobre este determinado artigo; - o trio de link “Read” para ler o artigo, “Edit” para editar o artigo, e “View history” para ver o histórico de edições do artigo; - por último, uma caixa de inserção de termos de busca.

A area 4 e o “sitenotice”, um espaço reservado para uma mensagem do(s) administrador(es) do site para os usuários, utilizado no WikiIEN para exibir o banner institucional.

A area 5 e o espaço reservado para a visualização de artigos.

A area 6 e um espaço reservado para algumas informações adicionais sobre o artigo, o site e outras informacoes.

2 How to log in

Para se logar no WikiIEN, deve-se clicar no link “Log in / create account”, localizado no topo da página à extrema direita. Ao clicar no link, será aberta a página de log in, ilustrada na figura X, onde deverão ser digitados o nome de usuário e senha.